domingo, 6 de junho de 2010

Colonia Del Sacramento

Vamos para Colonia no nosso segundo dia no Uruguay, são 180 Km à partir de Montevideo, viagem longa para fazer bate e volta, mas as recomendações são tantas que acredito que valerá a pena... já li por diversas vezes a comparação entre Colonia e Paraty... bom, como Paraty é uma das minha cidades preferidas fico com a impressão de que vou adorar Colonia. Na parte antiga e histórica da cidade estão os nossos pontos de interesse... A Plaza Mayor, alguns museus como o Portugues, Municipal, do Azulejo, Espanhol... as Ruínas do convento de São Francisco, Casa Del Virrey, bastião de São Miguel, Punta de la ciudadela... entre outros... Acredito que não seja possível conhecer tudo logo pela manhã, então almoçamos ali mesmo na cidade histórica e continuamos o passeio. No meio da tarde pé na estrada de volta para Montevideo, para jantar no Shopping Punta Carretas.
Um pouco da história de Colonia: Colônia do Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai e foi fundada  pelo português Dom Manuel Lobo para fazer frente aos espanhóis que então dominavam Buenos Aires. Por sua localização estratégica, foi um dos principais alvos das batalhas protagonizadas por Portugal e Espanha ao longo do século 17, quando disputavam a divisão das terras do Novo Mundo.Após diversos conflitos pela posse do local, finalmente um acordo foi firmado em 1750, no qual Portugal entregava a disputada Colônia para a Espanha. Mesmo assim, missionários jesuítas discordaram do pacto, permanecendo ali até 1762, quando os espanhóis enfim tomaram o lugar. (fonte: http://www.viagensmaneiras.com/viagens/internacional/coloniadosacramento.htm)
Algumas curiosidades que levantei na Internet:
Museu Portugues: Funciona numa típica casa portuguesa de 1720, onde se exibem móveis e uniformes militares, escudos familiares, cerâmicas, utensílios e vestimentas da primeira época da Colônia.
Ruínas do Convento de San Francisco: É uma das mais antigas construções de Colonia do Sacramento que data do período 1683 – 1704.
Museu Español: Emprazado em duas construções do período português da primeira metade do século XVIII, contém muitas réplicas do período hispânico.
Bairro Histórico  - 0 ponto de partida do Bairro Histórico é a Puerta de Campo, inaugurada em 1745. Ao cruzar este pequeno arco de pedra, o viajante pode chegar ao Rio da Prata seguindo pelo agradável Paseo de San Miguel, ou se perder pelas ruelas históricas. A mais famosa delas é a pedregosa e estreita Calie de los Suspiros, onde erguem-se algumas das casas mais antigas da cidade. Na Plaza Mayor, a poucas quadras dali, estão o Farol de Colonia, as ruínas do antigo Convento de San Francisco e alguns dos principais museus locais. Na área, também se encontra a Iglesia Matriz de Colonia, a mais antiga do país, que começou a ser erguida em 1680.
Casa Nacarello: Em frente à Plaza Mayor, esta casa de paredes de pedra, construída por portugueses no século 18, foi restaurada e decorada para mostrar, com réplicas de mobiliário, como se vivia durante a época colonial. 0 resultado é um efeito tipo "túnel do tempo", transportando você para 300 anos atrás. Imperdível
(Fonte: http://www.viagensmaneiras.com/viagens/internacional/coloniadosacramento.htm)
É a cada dia que busco na internet fotos de Colonia me encanto mais e a ansiedade aumenta mais um pouquinho! Existe poesia em tudo o que lê sobre este lugar, talvez seja este fascinio sobre história que cada um tem dentro de si!

Nenhum comentário:

Postar um comentário